conteúdos
links
tags
Conferências
A 25 de novembro no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro
Ministros de Portugal e Brasil debatem aquacultura, pescas e oportunidades de negócio
Aquacultura de ostras na Costa Nova
O seminário “Aquacultura e Pescas, Oportunidades de Negócio, Portugal-Brasil” contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, do Brasil, e da Ministra da Agricultura e do Mar, de Portugal, para além de outras entidades governamentais, representantes de associações e de empresas do setor, de Portugal e do Brasil. O seminário decorrerá a 25 de novembro, no Auditório da Reitoria da UA.

A aquacultura é o agro-negócio que apresenta a maior taxa de crescimento à escala mundial. Esta atividade enfrenta o desafio de assegurar a produção sustentável de proteína animal através da inovação e otimização do processo produtivo, da utilização de fontes alternativas de matéria-prima e de uma maior integração económica, ambiental e social.

O Brasil tem uma das maiores reservas mundiais de água doce, a temperaturas tropicais e subtropicais, assim como uma das maiores biodiversidades ictiológicas e posiciona-se, hoje, como um dos países com maior potencial aquícola de espécies de água doce, para além de uma extensa zona de costa oceânica. Portanto, tem todo o potencial para vir a ser um dos maiores produtores aquícolas do mundo.

Neste seminário de um dia, "Aquacultura e Pescas-Oportunidades de Negócio, Portugal-Brasil", serão apresentados vários casos de sucesso em ambos os lados do Atlântico e possibilidades de apoio e financiamento a este setor económico, no sentido do crescimento sustentado e da valorização económica e social da Aquacultura. 

Para além dos mais altos responsáveis governamentais de ambos os países, nomeadamente os ministros que tutelam este setor, estará presente um representante do ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, ainda o governador do Estado do Rio de Janeiro e deputados federais e estuais do Brasil. Participam também representantes de associações, empresários e órgãos financiadores, entre os quais bancos de Portugal e do Brasil.

Fora do programa de trabalhos, haverá um programa social dirigido a participantes e inscritos, durante o jantar, com música ao vivo e degustação de especialidades regionais e portugueses. Para inscrições e mais informação consultar http://aquaculturaptbr.biologiaatua.net/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias