conteúdos
links
tags
Conferências
Apresentados também dois novos livros de docentes da UA
Seminário "Educação e Investigação em Turismo em Portugal: 25 anos de experiência da Universidade de Aveiro"
Curso de Turismo celebra 25 anos
A Sala de Atos Académicos acolhe, no dia 25 de outubro, a partir das 15h00, a primeira das muitas iniciativas inseridas no ‘‘Encontro de Turismo na UA – 25 anos", o seminário "Educação e Investigação em Turismo em Portugal: 25 anos de experiência da Universidade de Aveiro".

Volvidos cinco anos da realização do encontro comemorativo dos 20 Anos de Turismo na Universidade de Aveiro (UA), esta iniciativa volta a ser reeditada, oferecendo uma oportunidade de reencontro, convívio, debate e networking entre alunos (antigos e atuais) e professores que desde 1988 têm frequentado a licenciatura, mestrado e doutoramento em turismo da Universidade de Aveiro.

Este seminário constitui uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos da investigação em turismo em Portugal, contando para tal com a participação de vários convidados nacionais e internacionais.

Entre os oradores participantes, numa sessão coordenada pelo Reitor da UA, encontra-se Carlos Costa, coordenador da área de Turismo na UA, diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e editor da primeira revista científica criada em Portugal tendo como foco a partilha de conhecimento técnico-científico específico da área do turismo.

Este evento vai contar também com intervenções de Manuel Salgado (especialista em educação e investigação), com uma análise do percurso percorrido pelos licenciados em turismo em Portugal; e de Dimitrios Buhalis (diretor do eTourism Lab e do International Centre for Tourism and Hospitality Research da Universidade de Bournemouth), participante assíduo das iniciativas promovidas pela UA, que trará para a discussão o tema da internacionalização da educação em turismo.

José Manuel Esteves, diretor-geral da AHRESP, e Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, rematam este leque de apresentações, com intervenções de enquadramento para a assinatura de dois protocolos de cooperação com a UA, que terão como objetivo estreitar laços e fomentar novas formas de relacionamento entre esta instituição de ensino e as empresas e organizações do setor do turismo.

Esta iniciativa será ainda abrilhantada com a apresentação de dois novos livros (coordenação de Carlos Costa, Filipa Brandão, Rui Costa e Zélia Breda; edição da Escolar Editora):

- ‘Turismo nos países Lusófonos: Conhecimento, estratégia e territórios’, um livro procura contribuir com uma discussão centrada no objetivo de identificar fatores críticos que contribuam para a introdução de novas formas de competitividade nos territórios turísticos. Em devida articulação com as estratégias de planeamento, são analisadas opções estratégicas, e produtos adequados, cuja expansão possa ser feita com deferência e dentro de um quadro de sustentabilidade dos territórios (a nível físico, social e económico).

- ‘Produtos e competitividade do turismo na Lusofonia’, uma obra que analisa e discute os fatores determinantes que devem estar presentes na ‘nova’ gestão e planeamento dos territórios turísticos. Tornar os territórios turísticos competitivos implica que estes venham a dotar-se de estratégias de planeamento e gestão adequadas às novas realidades. Sendo que um dos objetivos centrais é o de introduzir novas formas de planeamento, gestão e competitividade nos países da Lusofonia, este volume integra uma secção sobre os territórios lusófonos, com o objetivo de se avaliar a forma como o setor do turismo se encontra a desenvolver ao nível destes espaços de língua e cultura portuguesas.

A apresentação do n.º 20 da Revista Turismo & Desenvolvimento (RT&D), projeto editorial do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, será o mote para o encerramento do seminário.

Num clima de comemoração e de antevisão de uma década de divulgação científica ininterrupta desde 2004, a RT&D preparou uma edição especial, para a qual foi convidado um conjunto de académicos de topo da área do turismo da Lusofonia.

A Edição comemorativa dos 10 anos da RT&DO estado da arte e os caminhos da investigação em turismo” integra 13 artigos, que versam sobre grandes temáticas como ‘investigação em turismo’, ‘turismo urbano’, ‘turismo rural’, ‘turismo interno’, ‘territórios de turismo’, ‘turismo e ambiente’, ‘turismo e China’, ‘roteirização do turismo’, ‘turismo na Ibéria’, ‘turismo e lusofonia’, ‘turismo e cultura’, ‘Portugal como destino turístico’, e conta com o Editorial pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

A entrada é livre embora sujeita a marcação prévia através do email: 25anos.turismo.ua@gmail.com

O programa detalhado do seminário e outras informações sobre o ‘Encontro de Turismo na UA’ podem ser encontrados aqui.

 

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias