conteúdos
links
tags
Publicações
Elisabete Figueiredo estuda novas dinâmicas do espaço rural
Docente e investigadora da UA coordena dois livros internacionais sobre estudos rurais
Elisabete Figueiredo co-editou dois livros internacionais sobre o rural
Socióloga e investigadora em novas dinâmicas e reformulações dos espaços rurais europeus, Elisabete Figueiredo, professora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, coordenou, em parceria, duas coletâneas de estudos. “Shaping Rural Areas in Europe: Perceptions and Outcomes on the Present and the Future” foi editado pela Springer e “Fertile Links? Connections Between Tourism Activities, Socioeconomic contexts and local development in European rural areas” foi lançado pela Firenze University Press.

Fertile Links? Connections Between Tourism Activities, Socioeconomic contexts and local development in European rural areas”, editado por Elisabete Figueiredo e António Raschi, analisa as Relações entre turismo rural e os contextos socioeconómicos locais, apresentando várias perspetivas teóricas, metodológicas e diversos estudos de caso na Europa. Mais concretamente, aborda as relações entre turismo rural e as complexas interações, conflitos e dinâmicas de inovação que surgem nos territórios rurais como consequência da instalação de atividades turísticas.

Quanto à edição da Springer, “Shaping Rural Areas in Europe: Perceptions and Outcomes on the Present and the Future”, coordenado por Elisabete Figueiredo e Luís Silva, propõe-se estudar os efeitos das perceções urbanas sobre o rural e, consequentemente, a procura e as necessidades de ruralidade daí decorrentes nas configurações presentes e futuras dos territórios rurais europeus. O livro apresenta um vasto conjunto de estudos de caso, abordagens teóricas e metodológicas de diferentes áreas científicas, sobretudo, Antropologia, Sociologia e Geografia.

Elisabete Figueiredo é presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e coordenadora do projeto «RURAL MATTERS - Significados do Rural em Portugal: Entre as representações sociais, os consumos e as estratégias de desenvolvimento». Este projeto, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia e pelo FEDER, tem como principal objetivo conhecer e compreender, a partir de perspetivas teóricas e metodológicas multidisciplinares, as articulações entre os significados do rural em Portugal e as procuras e consumos de que este é atualmente alvo, na expectativa de contribuir para o desenho e aplicação de estratégias de desenvolvimento mais eficazes. 

imprimir
tags
outras notícias