conteúdos
links
tags
Campus
No âmbito do projeto "Desafio Mobilidade Suave"
UA assina protocolo com ABIMOTA para promover transferência de tecnologia na área das bicicletas
Bicicleta no Campus
A Universidade de Aveiro (UA) e a Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA) assinaram um protocolo que pretende facilitar a transferência de ideias e tecnologias desenvolvidas na UA no âmbito da mobilidade através de bicicletas. O protocolo foi assinado a 20 de setembro, na Sala de Atos Académicos da UA, numa sessão sobre o tema da bicicleta e suas potencialidades económicas, empresariais e de I&D, no âmbito do projeto "Desafio Mobilidade Suave".

O protocolo entre a UA e a ABIMOTA, com a validade de um ano, consiste em aproximar as empresas associadas aos centros tecnológicos (neste caso a UA). Ou seja, através deste protocolo a ABIMOTA vai tentar que as ideias e tecnologias desenvolvidas na UA, no âmbito das bicicletas, cheguem ao mercado através das empresas suas associadas.

O tema da mobilidade ciclável e da bicicleta tem vindo a ganhar um crescente interesse enquanto objeto de I&D na UA. Uma breve análise às competências e experiência aqui desenvolvidas permite identificar vários domínios de interesse, nomeadamente o da conceção da bicicleta, com adaptação a utentes com necessidades especiais, o da utilização de novos materiais e equipamentos (elétricos, por ex.), o da inovação em processos de fabrico, o da conceção de pavimentos e redes de infraestruturas e o do planeamento do território e da gestão da mobilidade. Para além disso, é possível identificar investigação relacionada com temas complementares, nomeadamente com a saúde, o ambiente, o turismo e as TICE.

A bicicleta tem também uma forte implantação na região de Aveiro pelo facto de aqui estar instalado o setor nacional de produção das duas rodas e sediada a sua associação nacional (ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins), por aqui se terem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, vários projetos inovadores promovidos por autarquias da região, em muitas circunstâncias em colaboração próxima com investigadores da UA e, ainda, pelo desenvolvimento de vários projetos empresariais ligados à bicicleta.

Esta iniciativa decorreu durante a Semana Europeia da Mobilidade 2013, entre 16 e 22 de setembro.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias