conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 17, no Teatro Aveirense
Magna Tuna Cartola celebra 20º aniversário com concerto
Gala 20 anos Magna Tuna Cartola
A Magna Tuna Cartola (MTC) apresenta a gala do seu vigésimo aniversário, no dia 17 de maio, pelas 21h30. O Teatro Aveirense vai ser o palco que acolherá este evento cheio de surpresas e muita animação que pretende transformar uma singela noite de maio numa memorável sessão de "Magia Luz & Cor".

No concerto vão poder ouvir-se alguns dos mais emblemáticos temas da MTC. Esta será também a primeira vez que a MTC vai tocar, no Teatro Aveirense, o seu mais recente original para homenagear a cidade de Aveiro - "Aveiro é!" - que a tuna deseja que se torne um "hino à cidade" e que "fique na ponta da língua de todos os Aveirenses".

A MTC é um núcleo musical da Associação Académica da Universidade de Aveiro (UA), criado em 1993 por um conjunto de aproximadamente trinta estudantes de vários cursos da UA e diversas origens geográficas.

No currículo, a MTC conta com quatro CD’s, muitos temas originais e mais de 200 prémios. Destes, destacam-se os conquistados no 1º Festival de Tunas dos Açores, no final dos anos 90 – Melhor Solista, Melhor Tuna, Tuna + Tuna e Melhor Porta-Estandarte – o prémio internacional em Nijmegen, Holanda, em 1995, e as presenças na Expo’98, Expo 2000 (em Hannover), e as duas tournées europeias em 2008 e em 2011.

Para assinalar o vigésimo aniversário, a MTC lançou também um novo CD, em dezembro de 2012, organizou um workshop e concerto no Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro e dá agora um concerto no Teatro Aveirense.

Para além destas atividades, o programa que assinala os vinte anos da MTC inclui ainda uma iniciativa de voluntariado, “Cartola’s Volunteering”, em julho de 2013. Este projeto consiste em enviar para Cabo Verde computadores e outros periféricos que já não se usem na UA, para dar formação informática aos estudantes daquele país. A escolha de Cabo Verde tem a ver com o facto de a UA ter vários protocolos com este país que muitos alunos.

No âmbito deste projeto em Cabo Verde, os tunos pretendem ainda organizar alguns workshops naquele país, com o objetivo de dar a conhecer a sua música, mas também interagir com alunos locais.

Os bilhetes para o concerto de sexta-feira dia 17, encontram-se à venda nas bilheteiras do Teatro Aveirense com o preço de 4€ para estudante e de 5€ para não estudante."

Para mais informações contactar: cartola@aauav.pt

imprimir
tags
evento relacionado