conteúdos
links
tags
Distinções
Um de dez contemplados em todo o mundo e o único em Portugal
Aluno da UA recebe prémio da maior organização mundial em engenharia eletrotécnica
Alírio Boaventura
O aluno de doutoramento Alírio Boaventura é o primeiro estudante em Portugal a receber o prémio Graduate Fellowship de 2013, atribuído pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior organização mundial em engenharia eletrotécnica, na categoria de radiofrequência e micro-ondas (Microwave Theory and Techniques - MTT-S). O prémio consiste numa bolsa de estudos de pós-graduação no valor de sete mil dólares.

A atribuição desta bolsa é tanto mais importante quanto este galardão costuma ser atribuído maioritariamente a universidades norte-americanas, como por exemplo o California Institute of Technology (atualmente, o primeiro em engenharia e tecnologia no ranking da Times Higher Education), a Georgia Tech (Georgia Institute of Technology) ou universidades canadianas.

Alírio Boaventura, de nacionalidade cabo-verdiana, é aluno do programa doutoral em Engenharia Eletrotécnica na Universidade de Aveiro (UA) e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), sob orientação científica de Nuno Borges de Carvalho, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática.

A proposta apresentada a concurso por Alírio Boaventura está alinhada com o trabalho que já vem sendo desenvolvido no âmbito do doutoramento e do trabalho do grupo de Sistemas Rádio (IT-Aveiro) na área da transmissão de energia sem fios, mais concretamente com o projeto “Telecomandar sem pilhas”. Neste sentido, este prémio representa também um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido.

Um total de dez Graduate Fellowship Awards são atribuídas anualmente pelo IEEE MTT-S, a nível mundial, para reconhecer e financiar programas doutorais meritórios nas áreas de radiofrequência e micro-ondas. Nesta categoria, este prémio foi, pela primeira vez, atribuído a um aluno a frequentar uma universidade portuguesa (as edições anteriores podem ser consultadas aqui).

A seleção é feita com base no mérito académico do aluno, incluindo a nota média da parte curricular do curso e publicações científicas relevantes, e na relevância do projeto apresentado. Contam também o mérito do orientador e da instituição de ensino.

Informação sobre o prémio pode ser encontrada aqui

imprimir
tags
outras notícias