conteúdos
links
tags
Opinião
Artigo de opinião da autoria de Ivonne Delgadillo, professora no Departamento de Química
A divulgação de ciência e a missão da Universidade de Aveiro
Ivonne Delgadillo
A divulgação de ciência é uma das formas de a Universidade de Aveiro cumprir com a sua missão. A Ciência deve extravasar os muros universitários e dos laboratórios de investigação e ser visível e percebida pela sociedade. Não sendo necessário que todas as pessoas sejam cientistas, é essencial que o cidadão comum tenha uma perceção dos alcances da Ciência e do seu significado no dia a dia. Sob o ponto de vista de uma participação cidadã consciente e interventiva, com capacidade para opinar e fazer valer os seus direitos em temas básicos como saúde, alimentação ou ambiente, é indispensável, atualmente, estar-se minimamente informado.

A divulgação de ciência não tem os objetivos da “educação formal” escolar, na qual se pretende alcançar e avaliar uma aprendizagem. Contudo a divulgação de ciência é a melhor opção para criar um clima propício à aprendizagem. O contacto informal com os factos científicos retira a carga negativa do que pareceria à primeira vista como incompreensível. É preciso conseguir apresentar ao público uma visão da Ciência que estimule o interesse por esta, criando-se oportunamente curiosidade sobre os conceitos básicos subjacentes à interpretação dos fenómenos observados. É particularmente importante que esta curiosidade seja despertada o mais cedo possível nas camadas jovens conduzindo a que sejam eles próprios a analisar os fenómenos, a levantar questões e a querer procurar as respostas adequadas. Na caminhada para o recrutamento de novas vagas de cientistas o primeiro e fundamental passo é conseguir o interesse dos jovens pela Ciência. Em consequência, a aprendizagem deveria ser a continuação natural do processo.

É importante desmistificar os conceitos de que a Ciência é só para alguns e de que aprender pode ser um processo essencialmente lúdico. Sendo verdade que os conceitos gerais e básicos para muitos fenómenos podem ser apresentados de forma simples, compreensível e divertida para o público em geral, também é certo que deve ser transmitida a noção de que vale a pena aprofundar os conceitos para conhecer a origem e causa dos mesmos fenómenos, fornecendo a resposta certa à curiosidade despertada.

É neste sentido que o suporte científico oferecido pela Universidade de Aveiro à Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro, faz a grande diferença entre estarmos perante simples encenações ou fazer parte de uma apresentação alternativa dos fenómenos científicos que poderá encontrar continuidade, na medida em que o visitante o desejar, porque existe o alicerce científico necessário.

Do ponto de vista da Universidade, a divulgação de ciência pode e deve ser uma oportunidade para mostrarmos ao grande público o que fazemos, a relevância da investigação que realizamos e do seu valioso papel como motor de desenvolvimento. É importante explorar todos os canais possíveis para estabelecer e reforçar laços de cooperação com os parceiros regionais que lhes permitam compreender a importância de investir em Ciência criando cadeias de valor em benefício de todos.

Outro motivo para a Universidade de Aveiro apostar na divulgação de ciência prende-se com o interesse que pode ser despertado nos mais jovens por desvendar os mistérios da natureza e, em consequência, cativar e estimular o desenvolvimento de bons futuros estudantes universitários nas diferentes áreas das Ciências e da Tecnologia. Uma intervenção ao nível do público escolar é uma aposta no futuro. É por isto essencial que os investigadores tenham em mente que tão importante como obter excelentes resultados é da-los a conhecer à comunidade em geral, e não só aos seus pares, porque o que as pessoas não conhecem é como se não existisse.

 

Ivonne Delgadillo
Docente do Departamento de Química da UA e Presidente da Comissão de Gestão da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro

 


Nota:
Este texto integra a edição nº18 da Linhas - Revista da Universidade de Aveiro

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias