conteúdos
links
tags
Publicações
Livro da autoria de Óscar Ribeiro, docente na ESSUA, e Constança Paúl
«Manual de Gerontologia»
Apesar do envelhecimento humano constituir um objeto de estudo de interesse crescente por parte de várias disciplinas científicas, a necessidade de uma área explicitamente comprometida com o processo de envelhecer, suas representações, determinantes, potencialidades e constrangimentos, e com as pessoas mais velhas enquanto objeto de estudo e intervenção específicos, não tardou em fazer-se sentir no mundo académico um pouco por todo o mundo. Esta obra, da autoria dos investigadores Óscar Ribeiro e Constança Paúl, vai de encontro a esse tema.

Resumo da obra:

Essa nova área do saber e de praxis a que se deu nome de Gerontologia veio aglomerar vários estudos sobre o envelhecimento humano e assume-se hoje como um campo abrangente e pluridisciplinar que, apesar de ter uma relevância e destaque ainda recente no panorama nacional, rapidamente fez despertar a atenção de vários investigadores e profissionais.

O livro «Manual de Gerontologia» procura prover aos seus leitores, estudantes e profissionais, um acervo de conhecimentos estruturantes para uma compreensão holística do envelhecimento, reunindo contributos de várias disciplinas associadas à saúde, à psicologia e às ciências sociais. Sistematiza, ao longo de três partes (aspetos bio-comportamentais, aspetos psicológicos e aspetos sociais), um conjunto de informações teóricas e aplicadas fundamentais para reconhecer o processo de envelhecer como algo altamente diferencial, que requer conhecimentos especializados e, desde logo, desempenhos otimizados por parte dos profissionais que trabalham direta e indiretamente com a população mais velha.

Conteúdo:
- Tendências actuais e desenvolvimentos futuros da Gerontologia
- Biologia do envelhecimento
- Alimentação e nutrição em Gerontologia
- Desenvolvimento psicológico e envelhecimento cognitivo
- A personalidade na velhice
- Memória e envelhecimento
- Stress, coping e resiliência em pessoas idosas
- Demografia e Sociologia do envelhecimento
- Envelhecimento ativo e dinâmicas sociais contemporâneas
- Género e envelhecimento
- Famílias e envelhecimento: o último estádio do ciclo de vida
- Políticas para a terceira idade
- Cidadania e envelhecimento


Os autores

Óscar Ribeiro
Psicólogo, doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Professor auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) e professor adjunto convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (UA). Membro investigador da UnIFai (ICBAS-UP) e colaborador internacional do Aging Mind Initiative (AMI/Univ. Queensland).

Constança Paúl

Doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade de Psicologia, pela Universidade do Porto em 1992. Professora Catedrática de Psicologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Diretora da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos – UNIFAI (www.unifai.eu) e do Programa Doutoral de Gerontologia e Geriatria (Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro).

Ficha Técnica:

Editora: Lidel
Ano: 2012
Págs: 336
ISBN: 9789727577996

O livro pode ser adquirido na Livraria da Universidade de Aveiro.

Acompanhe as novidades da Livraria na página oficial no Facebook.


*Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

 

imprimir