conteúdos
links
tags
Campus
Dia 15 de Dezembro, às 10h00
Relação da Universidade com a Comunidade marca comemorações do 36º aniversário da instituição
A cerimónia comemorativa do 36º aniversário da UA tem início às 10h00, desta Terça-feira, 15 de Dezembro. Para além das tradicionais intervenções da Reitora, Prof. Maria Helena Nazaré e do presidente da Associação Académica, Negesse Pina, a sessão prossegue com a assinatura do protocolo de financiamento do Parque de Ciência e Inovação e com a entrega de prémios e bolsas de estudo. Da parte da tarde, na Sala de Leitura Informal da Biblioteca da UA, será inaugurada a mostra bibliográfica «Os Autores da UA». As comemorações terminam à noite, na Sé de Aveiro, com o concerto «A Criação» de Haydn. A sessão da manhã será transmitida em video-difusão em http://wms.fccn.pt/webcastua ou mms://wms.fccn.pt/webcastua.

A sessão de aniversário da UA será marcada pela assinatura do protocolo de financiamento do Parque de Ciência e Inovação, entre a Reitora, Prof. Maria Helena Nazaré e o Presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro - «Mais Centro», Prof. Alfredo Rodrigues Marques. 

O Parque de Ciência e Inovação (PCI) ficará localizado nos concelhos de Aveiro e Ílhavo, com ligação através de uma ponte pedonal e ciclável. Com uma área total de 35 hectares, dos quais cinco se irão localizar no concelho de Aveiro e 30 no de Ílhavo, o PCI compreenderá três pólos fundamentais: o da ciência, o da experimentação e o empresarial, permitindo, deste modo, a instalação de empresas de base tecnológica, a implementação de um espaço dotado de equipamentos de uso comum, um espaço de incubação e uma design factory (um conceito com inspiração finlandesa que procura integrar diferentes saberes e diferentes actores com vista à criação de iniciativas inovadoras).

Apostando inicialmente em cinco áreas fortes da Universidade (Energia; Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica (TICES); Agro-industrial; Materiais; e Mar) o Parque de Ciência e Inovação não se esgotará nele próprio, pretendendo ser uma plataforma de acesso à região e às redes mundiais, que tanto a Universidade de Aveiro como as empresas da região já possuem.

Com a assinatura do protocolo de financiamento do Parque de Ciência e Inovação, a Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro - «Mais Centro» compromete-se a afectar a este Parque um volume de verbas na ordem dos 15 milhões e meio de euros, comprometendo-se a Universidade de Aveiro a desenvolver os esforços necessários para apresentar, até 2013, os projectos das diversas iniciativas que merecerão este apoio financeiro. 

O Parque de Ciência e Inovação será gerido por uma Sociedade Anónima, constituída pela Universidade de Aveiro (com uma comparticipação no capital de entre 25% a 35%), pelas Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo, pela CIRA, pelo Portus Park, Inovaria, AIDA, ANJE, e pelas empresas Durit, Martifer, Visabeira, PT Inovação, e Caixa Geral de Depósitos.

Em evidência estará também o mérito dos estudantes da UA. Serão entregues 31 bolsas de estudo aos melhores alunos que ingressaram na academia no presente ano lectivo, atribuídas nove bolsas de mérito relativas ao ano lectivo 2007/2008 e, ainda, 31 prémios escolares, patrocinados por 20 empresas e instituições parceiras da UA.

É ainda durante esta cerimónia que serão entregues as duas Menções Especiais e o prémio final do concurso de investigação em Design «João Branco», promovido pela família deste antigo professor da Universidade de Aveiro em parceria com a própria instituição.

O projecto «Análise do papel multidisciplinar do desenho na cultura visual portuguesa do Séc. XX dos anos 50 aos anos 70», proposto pela equipa coordenada por Eduardo Côrte-Real, que inclui os investigadores Vítor Simões, João Palla, Martim Lapa e os bolseiros de investigação Lara Maia Reis, Shakil Yussuf Rahim, foi o grande vencedor da edição 2009 do Prémio João Branco.

Pela qualidade e pertinência dos projectos serão ainda atribuídas menções especiais a Teresa Franqueira, pelo projecto «Lugares Criativos para uma Cidade Colaborativa», e a Jorge dos Reis, pelo trabalho «Speechant – Chanting & Speeching: Sistema de notação tipográfica para a educação de adultos».

Associando-se às comemorações, a Biblioteca apresenta ao público uma mostra bibliográfica intitulada «Os Autores da UA». A inauguração está agendada para as 16h30, na Sala de Leitura Informal da Biblioteca da UA.

À noite, o concerto comemorativo do 36º aniversário da Universidade de Aveiro tem início às 21h30, na Sé de Aveiro. Sob a direcção do maestro António Vassalo Lourenço, a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte, acompanhados pela soprano Isabel Alcobia, o baixo Nuno Dias e o tenor Fernando Guimarães, interpretam «A Criação» de Haydn. A entrada é livre.

 
imprimir
ficheiros associados