conteúdos
links
tags
Campus
Dia 2 de Novembro no edifício da Reitoria
Universidade de Aveiro apresenta mota desenvolvida para o Lisboa-Dakar
A mota com que o reputado piloto nacional Pedro Oliveira vai participar no Lisboa-Dakar foi desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UA. A sua apresentação oficial está marcada para esta Sexta-feira, 2 de Novembro, às 16h30, no edifício da Reitoria da UA.
Desenvolver um projecto tecnológico conducente à optimização estrutural e ao aumento de performance, autonomia e fiabilidade de uma moto para participar na mais importante prova do todo-o-terreno, foi o desfio lançado à Universidade de Aveiro pelo próprio piloto e seu respectivo staff, no início deste ano.

Este projecto envolveu os investigadores José Grácio e Ricardo Beja, do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA), assim como vários alunos do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da UA. Deste modo, foi possível aplicar alguns dos novos conceitos desenvolvidos pelo TEMA na optimização de estruturas, bem como testar tecnologias avançadas de produção, mas também foi dada, aos alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro,  oportunidade para expressar, num projecto real, os seus conhecimentos, e contribuir, com as suas ideias, para melhoramentos significativos, sobretudo ao nível da autonomia e ergonomia.

O trabalho desenvolvido traduziu-se, inicialmente, na apresentação de um novo design da moto, com utilização de novos materiais, contemplando, simultaneamente, as questões do foro mecânico. A produção dos novos componentes foi realizada com recurso a técnicas avançadas de CAD/CAM/CAE. Os órgãos da moto foram submetidos a situações extremas de temperatura e carga, de modo a testar, respectivamente, os sistemas de arrefecimento e amortecimento desenvolvidos. A moto passou finalmente por uma fase de optimização, permitindo agora os testes em terreno.

Para a apresentação oficial da moto e explicação de todos os detalhes do próprio projecto estarão esta Sexta-feira, na Universidade de Aveiro, o piloto e o seu respectivo staff e a equipa envolvida no desenvolvimento do projecto. 
imprimir