conteúdos
links
tags
Campus
Quarteto Arditti e Pedro Carneiro
UA promove concerto com o mais relevante quarteto de cordas do mundo no domínio da música contemporânea
Esta Sexta-feira, 26 de Outubro, a UA oferece um concerto com o Quarteto Arditti e Pedro Carneiro. A partir das 21h30, o Auditório da Reitoria acolhe o mais relevante quarteto de cordas do mundo no domínio da música contemporânea e o mais reconhecido marimbista português para interpretar obras de compositores portugueses e uma das mais importantes obras da literatura recente para quarteto de cordas: o 3º quarteto de cordas do compositor alemão Helmut Lachenmann (n. 1935), escrito em 2001.

Neste espectáculo, promovido pela Fundação João Jacinto de Magalhães (com o apoio da Associação Portuguesa de Flautas) e pelo Ciclo de Concertos Momentum, Pedro Carneiro e o Quarteto Arditti compõem um quinteto virtuoso, que explora as possibilidades expressivas de um quarteto de cordas e da marimba.

 

O Quarteto Arditti – aclamado por todo o mundo como um dos mais importantes agrupamentos dedicados à música do nosso tempo – tendo já estreado obras de compositores como Cage, Stockhausen e Xenakis – junta-se a Pedro Carneiro, para interpretar compositores portugueses, entre os quais João Pedro Oliveira, docente da UA, e Rui Penha e Patrícia Almeida, alunos de doutoramento e pós-doutoramento da UA.

«Os intérpretes do Arditti conseguem dizer mais em poucas arcadas do que alguns concertos na sua totalidade»

SUNDAY TIMES

«Um toque magistral a completar a actuação deslumbrante de [Pedro] Carneiro»

THE GUARDIAN

PROGRAMA

RUI PENHA - Perspective para marimba e quarteto de cordas – estreia mundial

PATRÍCIA ALMEIDA - Dulce Delirium para quarteto de cordas

PEDRO CARNEIRO - Lentement, music boxes floating... (whisper for JS) parte 5a, de "... ni mots, ni signes...") para violoncelo solo

LUÍS TINOCO - Ends Meet para marimba e quarteto de cordas

JOÃO PEDRO OLIVEIRA - Espiral de Luz para quarteto de cordas

HELMUT LACHENMANN - 3. Streichquartett "Grido" para quarteto de cordas

Concerto promovido por: Fundação João Jacinto de Magalhães (com o apoio da Associação Portuguesa de Flautas) e Ciclo de Concertos Momentum

imprimir