conteúdos
links
tags
Campus
Sábado, na RTPInternacional e RTPÁfrica
Investigadora da UA dá a conhecer efeitos da pílula na qualidade vocal no Viva a Ciência! desta semana
Este Sábado, a investigadora da UA Filipa Lã apresenta, no Viva a Ciência!, os resultados da investigação que realizaou no âmbito do seu Doutoramento e que analisou os efeitos das variações hormonais decorridas durante o ciclo menstrual, no padrão de vibração das pregas vocais durante a performance de cantoras líricas. Para além deste estudo, o programa foca ainda as argamassas de vidro e a Ria Formosa.

De Aveiro, passando pela Covilhã e com a última paragem em Faro, mais três investigações vão estar em destaque no Viva a Ciência! deste sábado.

Todas as mulheres sentem ou já sentiram na pele as alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Sabe-se também que com a menopausa outros problemas virão. O que muitas mulheres não sabem é que o aparelho vocal também pode sofrer alterações; um mal menor para muitas, mas que se torna preocupante para as profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho. O estudo é de uma investigadora da Universidade de Aveiro.

Na Universidade da Beira Interior, o vidro usado está a ser alvo de investigação e pode vir a ser, no futuro, a base de novos materiai utilizados na construção civil.

A protecção dos recursos naturais da Ria Formosa através do estudo do comportamento dos peixes sem valor comercial é o objectivo da investigação que está a ser desenvolvida na Universidade do Algarve.

Para saber mais sobre o programa deste sábado visite o blog do Viva a ciência! em http://vivaaciencia.web.ua.pt

imprimir