conteúdos
links
tags
Campus
A meio caminho entre a Cidade da Praia e Salvador da Bahia
CHIC prepara-se para ultrapassar equador
O veleiro CHIC, que se encontra a realizar o Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania com o apoio da Universidade de Aveiro e integrado nas comemorações vieira2008, ultrapassará este sábado, 21 de Abril, a simbólica linha do equador que separa o hemisfério norte do hemisfério sul.

Pouco antes disso passará ao largo dos rochedos de São Paulo e São Pedro (00º 55' N, 29º 21" W), que são o ponto mais oriental do território brasileiro. Ponto mais avançado do país no Atlântico Norte, dista 610 quilómetros do Arquipélago de Fernando de Noronha, onde a tripulação prevê uma breve escala técnica e 1.010 quilómetros de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Os rochedos marcam também, para os nossos navegantes, aproximadamente meio caminho entre Cabo Verde e a Bahia.  

A escala em Cabo Verde foi bastante produtiva a nível científico. Para além das já previstas filmagens para o documentário sobre Vieira, o inesperado encontro com as equipas da National Geographic e da Universidade de Cambridge, que estavam no arquipélago em missões de investigação permitiram uma partilha de experiências enriquecedora.  

Segundo A de Abreu Freire, comandante do CHIC, esta etapa da viagem (Praia - Salvador) tem corrido de forma bastante calma em comparação com as anteriores. O vento sereno e o mar calmo permitem uma viagem mais descansada, embora um pouco mais lenta. Recordamos que a muito aguardada chegada a Salvador da Bahia está prevista para o dia 28 de Abril, sempre dependente, é claro, das condições meteorológicas.  

Consulte o roteiro completo em: http://www.ua.pt/vieira2008/PageImage.aspx?id=5081 

No portal http://www.ua.pt/vieira2008 encontra-se toda a informação necessária sobre este projecto.  

Mais informações: Gustavo Alexandre Almeida de Vasconcelos, Tel.: 234 370 353 / gvasconcelos@dce.ua.pt  

Contacto para apoios / patrocínios: analuars@gmail.com / 00351 91 249 04 28 – Ana Lúcia Araújo (assessoria)

imprimir