conteúdos
links
tags
Campus
33º Aniversário da UA
Discursos, títulos Honoris Causa, entrega de bolsas de estudo e apresentação da nova imagem da UA marcaram este dia
No dia em que celebrou 33 anos de existência, a UA assinalou a data com a entrega de dois títulos Doutor Honoris Causa, a entrega de bolsas de estudo aos melhores caloiros 2006/2007 e a apresentação do novo portal da Universidade. O concerto comemorativo realizou-se esta Segunda–feira, 18, na Sé Catedral de Aveiro.

Foi ao Músico e Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto dos Passos Gil Moreira, e ao Administrador Delegado da Siemens Networks, S.A., Eng. João Manuel Rezende Picoito, que a UA concedeu, este ano, os graus de Doutor Honoris Causa, personalidades de relevo na cultura e na investigação, e cuja acção constitui público reconhecimento e mérito.

Depois da Reitora investir Gilberto Gil e João Picoito na dignidade de Doutores Honoris Causa e de lhes entregar a Insígnia, o Livro e o Diploma, tiveram lugar as orações de agradecimento dos novos Doutores, seguidas das intervenções musicais.

O primeiro momento esteve a cargo do Quarteto de Clarinetes «Garbo», com Suite Pout-pour Gil, executada pelos alunos do curso de Música do Departamento de Comunicação e Arte. A peça, preparada especialmente para a cerimónia, é da autoria de Alfredo Moura, aluno deste curso. A segunda intervenção musical foi abrilhantada pela soprano Isabel Alcobia e pela pianista Shao Ling, com a obra «Lundu da Marquesa de Santos», da autoria de Heitor Villa-Lobos.

Seguiu-se a Sessão Comemorativa do 33º Aniversário da Universidade com as intervenções da Reitora da Universidade de Aveiro, Prof. Maria Helena Nazaré, e do Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Luis Ricardo Ferreira. Também marcou presença na cerimónia, o Secretário de Estado da Cultura, Prof. Mário Vieira de Carvalho, em representação da Ministra da Cultura.

Na sua intervenção e, em jeito de balanço de mais de três décadas de história, a Reitora, Prof. Maria Helena Nazaré, salientou a necessidade de «reinventar a Universidade», através da «mudança cultural e tecnológica tão ou mais profunda quanto a ocorrida há um século, aquando da evolução da sociedade agrária para a industrialização das nações».

Numa altura em que se vive a sociedade global, constituída por redes de informação e comunicação, são imperativas, as alterações no sistema de ensino que implicam transformações «ao nível do perfil dos docentes, investigadores e inovadores bem como no desempenho dos aprendentes (…) tudo mediado pela novas tecnologias».

A «literacia digital» tem, segundo a Prof. Maria Helena Nazaré, um papel de destaque na produção de conhecimento sustentado, essencial à aceleração da economia.

Em dia de aniversário, a responsável máxima da UA felicitou, também, os 19 alunos contemplados com as bolsas de estudo. «Apraz-me registar que a quantidade de bolsas ascende este ano a um número nunca antes atingido e que revela bem a qualidade dos alunos que nos escolhem».

No encerramento da cerimónia, a Reitora convidou os presentes a conhecerem a nova imagem online da UA, sinónimo de «consistência de informação, permitindo uma maior facilidade de acesso e leitura por parte dos vários públicos. Trata-se (…) de um sistema de informação único que engloba infra-estrutura, serviços e comunicação de e para o exterior (…). Este projecto institucional agrega cerca de 4500 páginas de conteúdos».

O Presidente da Associação Académica, Luis Ricardo Ferreira, reiterou a necessária cultura de cooperação entre alunos e Universidade, para a implementação do modelo de Bolonha, e consequente reestruturação do modelo de gestão do ensino superior.

Na intervenção, o representante dos estudantes aproveitou ainda para questionar a tutela sobre a inexistência de legislação para a Acção Social Escolar «embora os Cursos de Especialização Tecnológica estejam integrados no ensino superior não há regulamentação que os insira na Acção Social Escolar».

A cerimónia terminou com a entrega de Bolsas de Estudo dos Melhores Caloiros da Universidade de Aveiro 2006/2007. Estas bolsas, atribuídas aos melhores alunos que se inscreveram no 1º ano, no ano lectivo 2006/2007, de cada um dos cursos da universidade e escolas politécnicas com a nota de colocação igual ou superior a 175 pontos, foram este ano atribuídas aos seguintes alunos:

Ana Catarina Fernandes Araújo (181.0) – Licenciatura em Química;
Ana Zita Pinto de Sousa(175.5) – Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação;
André Nunes de Carvalho Albuquerque (185.5) – Licenciatura em Engenharia Física;
Cátia Sofia de Oliveira Pereira (188.0) – Licenciatura em Ciências Biomédicas;
Fábio André Gaspar dos Santos (177.0) – Licenciatura em Contabilidade;
Fábio Cristino de Oliveira Maricato (187.0) – Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática;
Joana Pinto Fernandes (182.0) – Licenciatura em Biotecnologia;
Luis Miguel Pais Pinto Martins (179.5) - Licenciatura em Física;
Margarida Gil de Figueiredo Carmona e Lima (190.0) – Licenciatura em Psicologia;
Matilde Matos Martins (179.8) – 1º Ciclo da Licenciatura Bi-etápica em Fisioterapia;
Maura Mafalda Ribeiro Pinto Bouça (180.0) – Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação;
Nadia Cristiana Pires Afonso (186.0) – 1º Ciclo da Licenciatura Bi-etápica em Terapia da Fala;
Regina Sousa Monteiro Abreu (185.0) – Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais;
Ricardo Daniel Fonseca Mota (186.5) – Licenciatura Design;
Romeu Rabaça Monteiro (195.5) – Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações;
Sara São Pedro Riobom dos Santos (175.3) – Licenciatura em Engenharia do Ambiente;
Tiago Jordão Grilo (183.5) – Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica;

Prémio de Melhor Caloiro da Licenciatura de Engenharia Geológica - este prémio consiste num conjunto de equipamento para geologia de campo -  e foi atribuído a Tânia de Oliveira Silva (143.0)

Bolsa de Estudo Fundação Engenheiro António Pascoal (destinado ao melhor aluno oriundo da Escola Secundária nº 1 de Aveiro que tenha ingressado na UA no 1º ano). O prémio foi entregue a Vânia Reis de Castro (160.5), da Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais.

As comemorações do 33º aniversário da UA prosseguiram no dia 18 de Dezembro com o Concerto de Aniversário, na Sé Catedral de Aveiro. A dirigi-lo esteve Luís Carvalho. O Coro, Orquestra de Sopros e Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte da UA apresentaram um programa com duas missas escritas em épocas e estilos extremamente contrastantes: a Missa para Coro e Orquestra de Sopros de Stravinsky e a Missa em Dó Maior «Coroação», Kv. 317 de W. A. Mozart.

Nota: leia também os elogios proferidos pelo Prof. Manuel Assunção a Gilberto Gil, e pelo Prof. Borges Gouveia ao Eng. João Picoito, bem como a oração de agradecimento proferida pelo Eng. João Poicoito. Em breve será disponibilizada a oração de agradecimento proferida por Gilberto Gil.

imprimir
ficheiros associados