conteúdos
links
tags

Professor UA – Eduardo Ferreira, Departamento de Biologia

Uma ponte chamada Ecologia em direção ao futuro do planeta

Inspira Biologia, expira Ecologia, inspira conservação da vida selvagem e expira gestão da biodiversidade. Eduardo Ferreira respira Natureza. Professor no Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), amante de caminhadas ao ar livre e apaixonado pela observação das espécies que acompanham o Homem na viagem da vida, não se cansa de lembrar aos estudantes que “os humanos são apenas uma das incontáveis espécies do planeta” e que todas estão ligadas e interdependentes. Por isso, conservá-las é conservar a própria Humanidade.

Trabalho de André Girão, bolseiro de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica

Soluções para engenharia de tecidos valem prémio à UA

André Girão recebeu o prémio para o melhor poster no XII Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017) que decorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Universidade do Minho, em Guimarães. Bolseiro de investigação no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA), o trabalho de André Girão tem como objetivo a preparação de novos biomateriais tridimensionais baseados em óxido de grafeno e colagénio para aplicações em engenharia de tecidos.

+ notícias

Conceição Costa, do Departamento de Matemática

A UA explica... qual é a probabilidade de ganhar (hoje) o euromilhões?

Lá diz o ditado que a esperança é a última a morrer. Mas qual é então a probabilidade de ganhar o euromilhões? É altamente improvável, como Conceição Costa, do Departamento de Matemática, bem explica...! Apesar de tudo, calma, não desanime porque não é impossível.

Biólogo Ricardo Calado da UA foi o líder dos editores

UA coordena livro de referência sobre espécies marinhas ornamentais

É a partir de agora a obra de referência para todos os apaixonados por espécies marinhas ornamentais. Seja para cientistas, empresários, aquários públicos ou, simplesmente, para amantes da aquariofilia marinha, o livro Aquacultura de Espécies Marinhas Ornamentais reúne num único volume toda a informação relevante sobre o tema produzida por mais de 50 cientistas de todo o mundo. Ricardo Calado, investigador no Departamento de Biologia e no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA), liderou a equipa de editores responsável pela publicação do livro.

Antigo aluno UA – Paulo Ventura, licenciado em Física de Materiais e Doutorado em Física

“Não me interessa dizer como se faz. Interessa-me fazer”

Descomplicar o conhecimento e humanizar o ensino. Um quarto de século depois de ter concluído a Licenciatura em Física de Materiais na Universidade de Aveiro (UA), onde também tirou o Doutoramento em Física, os dois grandes ensinamentos permanecem-lhe gravados na memória. Paulo Ventura foi professor no ensino superior e trabalhou na indústria em semicondutores, em desenvolvimento de produto e qualidade e em energias renováveis. Hoje tem nas mãos o seu próprio projeto de apoio às PME´s no desenvolvimento de produtos e mercados.

esta semana
Candidaturas ao Prémio Literário Aldónio Gomes - texto dramático
22 dez › 10 mar › UA: Departamento de Línguas e Culturas
Aulas Abertas de Música 2017 com inscrições abertas
3 fev › 5 mar › Departamento de Comunicação e Arte da UA
Sessões de formação a pedido de docentes, para turmas de alunos
6 fev › 09:00 › 27 fev › 16:00 › Bibliotecas da UA
UA assinala final das comemorações dos 50 anos de “Cinco Minutos Jazz”
21 fev › 18:00 › Edifício Central e da Reitoria
"À conversa com..." João Koehler no ISCA UA
21 fev › 19:00 › ISCA-UA
Apresentação do CD "Anterianas" na Livraria da UA
21 fev › 17:30 › 18:30 › Auditório Mestre Hélder Castanheira
Conversa sobre "A Fé de um Campeão" com Fernando Santos
21 fev › 21:00 › Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC)
Submissão de projetos ao Show Case Materiais 2017
17 fev › 28 fev › http://materiais2017.web.ua.pt/index.htm
dossier