conteúdos
links
tags

Investigação do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA

Lei da Paridade trouxe mais destaque para as deputadas

A Lei da Paridade no Parlamento português resultou num maior destaque para o trabalho das mulheres com assento parlamentar. A conclusão é da Universidade de Aveiro (UA) que aponta que, desde que a adoção de quotas foi aprovada em 2006, mais mulheres surgem como primeiras-subscritoras de projetos de lei e, provavelmente devido à maior influência feminina, o Parlamento gerou mais propostas legislativas relacionadas com crianças.

Antigos Alunos UA: Ricardo Neta, Engenharia Mecânica

Antigo aluno quer ser um dos principais produtores mundiais de estruturas para energia das ondas

Ainda durante a universidade, Ricardo Neta começou a desenvolver pranchas de surf em compósitos de baixo peso e alta eficiência. Esta experiência foi importante para a criação da atual empresa, a Composite Solutions, dedicada a aplicações marítimas. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro (UA), reconhece que os conhecimentos adquiridos foram determinantes para o sucesso da sua vida profissional. Quer trabalhar para ser um dos principais produtores de estruturas para energia das ondas no mundo.

+ notícias

Preparam-se eventos desportivos europeus a decorrerem no campus

Delegação da European University Sports Association em visita à UA

Uma delegação da European University Sports Association (EUSA), visitou a Universidade de Aveiro (UA), a 14 de janeiro, com o objetivo de preparar os três grandes eventos desta associação que terão lugar nesta universidade em setembro de 2019.

Dia 17 de janeiro, às 18h30, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria

António Alves assume o leme da AAUAv

António Alves vai tomar posse como presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). A sessão solene realiza-se a 17 de janeiro, a partir das 18h30, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria. Para além do novo presidente dos estudantes, vão igualmente tomar posse os novos órgãos sociais da AAUAv e dos respetivos núcleos para o mandato de 2019.

Investigação de Valério Ribeiro, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações da UA

UA estuda super-remanescente na galáxia de Andrómeda

Explosões termonucleares à superfície de estrelas anãs brancas são relativamente frequentes no Universo e dividem-se entre aquelas que são mais recorrentes – as novas clássicas – e as explosões que se repetem ao longo de décadas – as novas recorrentes. Uma equipa de investigadores internacionais, incluindo o físico Valério Ribeiro, da Universidade de Aveiro (UA), estudou pela primeira vez o resultado de milhares destas últimas explosões em Andrómeda, a galáxia mais próxima da Via Láctea. O trabalho acaba de ser publicado na prestigiada revista Nature.

esta semana
A UA procura navegadores que se queiram aventurar no Oceano Virtual
16 nov › 09:00 › 28 fev › 18:00 › American Corner MediaLab
Reduzir o insucesso escolar na formação básica em cursos de CTEM
16 jan › 15:15 › 18:00 › UA: auditório Sousa Pinto, Departamento de Matemática
dossier