conteúdos
links
tags

Investigação de José Vieira do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática

Bengala da UA para cegos deteta obstáculos que causam todos os anos centenas de acidentes

Uma bengala que utiliza ultrassons para detetar buracos e declives com o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual está a ser desenvolvida na Universidade de Aveiro (UA). A bengala, já em fase de protótipo, produz vibrações no punho avisando com isso o utilizador que se aproxima, por exemplo, de uma escadaria ou de um buraco no pavimento. O projeto nasceu no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) como resposta a um desafio lançado à academia de Aveiro pela Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC) que quer acabar com as centenas de acidentes sofridos anualmente pela população invisual portuguesa, muitos dos quais com consequências graves, derivados dos obstáculos indetetáveis com uma normal bengala.

Órgãos sociais tomaram posse a 23 de janeiro

Tomada de posse na AAUAv: Academia unida e de braço dado com a cidade

Sob um clima de unicidade na representação dos estudantes e de bom entendimento entre a Academia e a instituição representante da cidade, a Câmara Municipal, decorreu a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), a 23 de janeiro. André Reis, que inicia novo mandato com presidente, deseja que 2015 seja um ano de consolidação da AAUAv enquanto organismo representativo dos estudantes, mas também ano de um maior envolvimento dos estudantes na vida da Academia e de uma relação ainda mais estreita com a cidade.

Iniciativa do CICECO e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Regresso do ciclo “Havíamos de falar disso” conta com Carlos Fiolhais e Helena Buescu como primeiros convidados

Dado o grande sucesso da iniciativa, o CICECO e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro decidiram avançar para uma nova edição do ciclo “Havíamos de Falar Disso”, com novos temas e novos convidados. A primeira sessão deste ciclo tem como convidados Carlos Fiolhais, Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra e autor de diversos best sellers de divulgação científica, e Helena Buescu, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e escritora. A conversa será sobre o tema Conhecimento e terá lugar dia 28 de janeiro, às 18h15 no Teatro Aveirense. A entrada é livre, mas requer levantamento de bilhete.

Vânia Calisto é uma das três distinguidas com Medalha de Honra L’Oréal Portugal para Mulheres na Ciência

“Carvão” adsorvente de resíduos farmacológicos dá prémio L’Oréal a investigadora da UA

Remover resíduos de medicamentos de uma forma barata e eficaz em efluentes domésticos é o objetivo do estudo de Vânia Calisto, investigadora em pós-doutoramento da Universidade de Aveiro (UA), que já mereceu a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para Mulheres na Ciência. A investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) recebe o prémio, ex aequo, com Sónia Melo, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), e Raquel Ferreira, da Universidade da Beira Interior.

Investigação do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

UA desenvolve terapia amiga do ambiente para descontaminar águas das pisciculturas

E se os químicos e antibióticos atualmente utilizados para descontaminar as águas das pisciculturas fossem substituídos por uma terapia amiga do ambiente? Uma técnica desenvolvida por uma equipa de investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, através da eliminação das bactérias patogénicas pela ação de vírus que as infetam e eliminam, constitui uma alternativa inovadora e revolucionária aos métodos habitualmente utilizados. A terapia fágica – assim se chama por utilizar fagos, vírus que destroem apenas bactérias e que são inócuos para os humanos – reduz substancialmente o impacto ambiental e os riscos para a saúde pública da utilização massiva de outros descontaminantes.
+ notícias
esta semana
Abertas as inscrições para a Bolsa de Mérito Social
28 ago › 31 jul › Serviços de Ação Social
Complexo Pedagógico e Biblioteca com horário alargado em época de exames
7 jan › 6 fev › UA: Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico e Biblioteca
Inscrições no Curso de Matemática Preparatória para o Ensino Superior
15 jan › 2 fev › UA: Departamento de Matemática
Incrições II edição do Jumping Talent
22 jan › 30 jan › Jumping Talent
Inscrições nos Cursos Livres de Línguas na UA
22 jan › 14 fev › UA: portal académico PACO
dossier