conteúdos
links
tags

Começam as duas semanas dedicadas aos “universitários” mais jovens

Academia de Verão da UA associa-se a campanha a favor de crianças e jovens

Dois programas para o 5º e 6º anos, quatro do 7º ao 9º e 18 dedicados ao ensino secundário vão constituir o menu de duas semanas – de 5 a 10 e de 12 a 17 de julho - da Academia de Verão para mais de 300 alunos de escolas de vários pontos do país. Paralela a este evento maior de iniciação à Universidade de Aveiro (UA) e de divulgação da ciência, a Academia Solidária associa-se à Make-a-Wish, fundação que procura realizar desejos de crianças e jovens com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, para campanha de angariação de bens e fundos. O espírito solidário da Academia de Verão vai ainda mais além. Dos 326 alunos inscritos, 61 beneficiam de bolsa, nove delas atribuídas pela UA.

Projeto +Física10

Docente e antigos alunos do Departamento de Física da UA são autores de manual para o Ensino Secundário

Maria do Rosário Correia, professora do Departamento de Física, e antigos alunos da licenciatura em Ensino de Física e Química da Universidade de Aveiro (UA), constituem a equipa que elaborou o projeto “+Física 10”, da editora Santillana.

+ notícias

Visita de delegação macaense reforça intercâmbios entre as duas instituições

Universidade de Macau cada vez mais próxima da UA

Renovar e reforçar os laços entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Universidade de Macau (UM) possibilitando o intercâmbio de mais alunos e docentes das duas instituições, para que possam aprender e ensinar, seja em Aveiro, seja em Macau. Este foi o grande objetivo da visita da delegação da UM à academia de Aveiro, que se realizou dia 1 de julho. A missão, cumprida formalmente com a assinatura de protocolos entre responsáveis das duas universidades, reafirma a vontade de aproximar cada vez mais duas instituições de ensino superior ligadas por duas décadas de partilhas.

Projeto de Miguel Bento, antigo aluno de Eletrónica e de Telecomunicações da academia de Aveiro

Colmeia Inteligente desenvolvida na Incubadora de Empresas da UA

Miguel Bento, engenheiro eletrónico formado na Universidade de Aveiro (UA), herdou do avô não só a paixão pela apicultura como uma mão cheia de colmeias vazias que povoou com um enxame oferecido por um primo. Mas depressa se deu conta de que perdia dezenas de milhares de abelhas por ano. Engenheiro com mestrado em Eletrónica e de Telecomunicações, Miguel Bento resolveu por isso unir o interesse pela apicultura ao conhecimento na área da eletrónica e criar um sistema que pudesse melhorar as condições de vida das abelhas, bem como de facilitar o trabalho dos apicultores. E assim surgiu a colmeia inteligente, nascida e apoiada pela Incubadora de Empresas da UA.

Atividades vão decorrer durante o mês de julho

PmatE aproveita o verão para divulgar a UA

Durante o período de férias escolares, o Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA) vai promover atividades no Campus Universitário que, uma vez mais, pretendem despertar o gosto de crianças e jovens para o saber e para as ciências. Da mesma forma, contribuirá para a promoção da UA e de todo o seu campus. A iniciativa faz parte da missão do PmatE que tem vindo a contribuir, desde a sua fundação há mais de duas décadas, para a promoção do sucesso escolar e da literacia científica, levando a ciência ao público jovem, de forma lúdica e divertida.

esta semana
Abertas as inscrições para a Bolsa de Mérito Social
28 ago › 31 jul › Serviços de Ação Social
"UA nunca dorme" durante os exames 2014-2015
12 jun › 14 jul › UA: Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, Bar do Estudante e Bar das Residências
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2014/15 - 1ª fase
25 jun › 25 ago › Página Web dos Serviços de Ação Social da UA
Candidaturas a Bolsa de Estudo para o ano letivo de 2014/15
25 jun › 30 set › Página web da DGES
Candidaturas a Bolsas de Estágio Santander
29 jun › 15 ago › Portal Bolsas de Estágio Santander
dossier