conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 4, 11, 25 de outubro e 8 e 22 de novembro 2019 | 25 horas presencial + 25 horas de trabalho autónomo
Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”
Curso Avançado ¿Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA¿¿
A UNAVE promove, nos dias 4, 11, 25 de outubro e 8 e 22 de novembro 2019, o "Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”. Usufrua 20% de desconto ao efetivar/ pagar a sua inscrição ao dia 4 de setembro de 2019. Inscrições abertas.

Este curso pretende discutir em profundidade alguns dos pressupostos subjacentes ao trabalho de investigação aplicado às Ciências Sociais e Humanas. Embora pretendamos explicitar as etapas dos processos de investigação qualitativa e suas inter-relações, iremos focar nos procedimentos da análise qualitativa, com vista ao desenvolvimento de um projeto de investigação de qualidade. Sendo um curso avançado, espera-se que os participantes tenham alguma base teórica na área de metodologia científica. Deste modo, este curso irá constituir um espaço de contacto crítico, com a apresentação e prática de diferentes procedimentos de análise qualitativa no contexto da utilização integrada do software webQDA.

Por compreendermos que a aprendizagem da análise qualitativa com ou sem apoio de uma ferramenta tecnológica necessita de experiências práticas que tenham começo, meio e fim, neste curso teremos análise integrada e completa. Este caráter prático pretende ajudar os participantes a responderem às seguintes questões:

. Como harmonizar os problemas de investigação e análise dos dados?

. Quais as articulações entre as várias fases metodológicas, como a análise dados e a escrita de resultados?

. Com que ferramenta de apoio poderei analisar os dados de que disponho?

. Como organizar a análise para chegar a resultados úteis?

. Como interpretar resultados de investigação? Suas limitações e potencialidades?

Este curso oferece assim uma introdução (revisão) aos métodos qualitativos aplicados às Ciências Sociais e Humanas, cuja compreensão e utilização permitirá aos investigadores analisar e entender resultados obtidos na investigação, bem como gerar a sua própria análise de dados nos campos que resultem dos seus interesses. Partindo da reflexão sobre diferentes abordagens de investigação, importa discutir essas abordagens e refletir, tão profundamente quanto possível, acerca das suas implicações para a investigação que se pretende realizar. Por outro lado, irá ser proporcionada a oportunidade de aprofundar a utilização integral do webQDA para análise dos dados reais de forma completa. Espera-se que a proposta deste curso contribua para a formação técnica, científica e humana dos participantes. Espera-se também que os participantes sejam capazes de produzir um artigo científico, com a profundidade possível até 6 semanas, no sentido de utilizarem todo o conhecimento teórico, entretanto construído, bem como as técnicas e ferramentas de análise necessárias para responder às questões de investigação.

objetivos gerais

– Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes de investigação que facilitem a apreciação e construção de trabalhos científicos.

– Conhecer instrumentos conceptuais e metodológicos que permitam identificar, observar e compreender problemas com os quais se confronta o investigador em contextos aplicados, assim como apresentar e concretizar propostas de resolução adequadas, incluindo a adoção e/ ou construção de instrumentos de investigação.

– Aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, obtenção, tratamento e análise de dados, bem como sobre a escrita crítica dos resultados destas análises e suas implicações no desenvolvimento científico da área de estudo.

destinatários

Estudantes de mestrado, doutoramento e outros profissionais e investigadores no contexto académico, empresarial e corporativo, das ciências humanos e sociais

pré-requisitos

Espera-se que os formandos tenham conhecimento básico de informática (Edição de texto e navegação na internet), e que tenham algum conhecimento ao nível de investigação de dados qualitativos (Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise do discurso do sujeito coletivo … etc).

Ter uma licença ativa de pelo menos 90 dias

coordenador e formador

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de António Moreira, doutorado pela Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades docentes e de investigação. Tem vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem atividade principal na pós-graduação, sendo presentemente Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva, nas Comunidades de Aprendizagem e de Prática e no Ensino de Acesso Aleatório.

O formador é António Pedro Costa, doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. É professor e um dos investigadores/autor do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.weqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros.

testemunho do formador

“Este curso permite compreender a importância da utilização de um software de análise qualitativa de dados, em projetos de investigação em diferentes áreas. Permite conhecer o software de análise qualitativa webQDA, exemplificando a organização e potencialidades do programa, suas ações e funções, sistemas de fontes, codificação e questionamento.É abordada a importância de questionar para extrair do webQDA as informações de que se necessita, o significado das análises efetuadas e dos resultados obtidos, a consistência da codificação ao longo da análise dos dados.Com este curso, os participantes irão aprofundar conhecimentos sobre metodologia de investigação, tratamento e análise de dados e utilizar o webQDA para responder às suas questões de investigação de forma criativa e metodologicamente fundamentada.”, António Pedro Costa

testemunho de formando

“Gostei muito da formação à introdução do webQDA. É um software de fácil utilização e muito intuitivo o que motiva à sua utilização. O formador António Pedro Costa foi muito esclarecedor e preocupado com a aprendizagem de cada um dos formandos. Considero que a qualidade do curso no geral foi excelente.”, Emília Coutinho

Ver do curso

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias